segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Verão saudável


Por Andressa Jasmim
andressa@bemleve.com.br


Os cuidados que devemos tomar com o nosso corpo no verão não dizem respeito apenas ao uso do protetor solar, da barraca de sol e vão muito além da praia. É preciso, além de tudo isso, ter uma alimentação balanceada e rica em nutrientes que ajudam até mesmo no bronzeamento, mas também na defesa da pele contra a agressão dos raios solares.

Começando pela hidratação, é essencial ingerir líquidos, de preferência água, de dois a três litros por dia. Com o calor, a perda de água corporal aumenta e, conseqüentemente, a pele fica ressecada. Portanto, não é só o creme hidratante que vai resolver o problema.

Na mesa, consuma peixes - salmão, sardinha e atum - e farelo de linhaça, pois são fontes de ômega-3, nutriente aliado no combate às manchas e ao ressecamento da pele. A sardinha ainda é rica em silício, importante para a beleza da pele. O gérmen de trigo, a castanha-do-pará e as nozes são boas fontes de proteínas e de vitaminas antioxidantes, ótimas para manter as unhas e os cabelos saudáveis.

Além disso, aumente o consumo de legumes, verduras e frutas – tente três porções de cada por dia. Abuse de saladas cruas, pois são leves, de fácil digestão, refrescantes e saudáveis, ricas em fibras, vitaminas e minerais. Você pode temperá-las com azeite (sem abusar), vinagre, limão. Experimente também ervas para temperar os alimentos!

Evite preparações e alimentos gordurosos, como frituras, creme de leite, maionese, bacon, etc. Prefira grelhados, assados e cozidos. Quando o assunto é queijo, leite e iogurtes, opte pelos magros: desnatados, light e 0% de gordura. Procure também não consumir produtos industrializados, refinados, com muito sal, açúcar e conservantes. Inclua em todas as refeições alimentos integrais, pois são ricos em nutrientes e fibras, dando a sensação de saciedade e regularizando o funcionamento do intestino.

E se você não quer ficar para trás no bronzeado, conheça alguns alimentos que vão ajudar você a ficar com aquela cor!

- Vitamina A: é responsável pela saúde da pele e dos cabelos. A substância ativa dessa vitamina é o retinol, cujo precursor é o beta caroteno. As melhores fontes de vitamina A e beta caroteno são alimentos amarelo-alaranjados – como cenoura, abóbora, damasco (pode ser seco), laranja, mamão, manga e pêssego – e vegetais verde-escuro, como espinafre, brócolis, rúcula, agrião e couve.

- Vitaminas E e C: aumentam o aproveitamento da vitamina A, reduzindo sua oxidação. Assim, tente mesclar fontes dessas vitaminas. Você encontra a vitamina C nas frutas cítricas (acerola, laranja, limão, maracujá, kiwi, morango, caju) e nos vegetais verde-escuro. Já a vitamina E pode ser encontrada em sementes oleaginosas (castanhas, nozes, avelã, etc), em óleos vegetais (soja, canola, girassol, etc) e no gérmen de trigo. Tente consumir esses alimentos crus ou pouco cozidos, pois o cozimento longo reduz o aproveitamento das vitaminas em geral.

Além do bronzeado mais bonito e duradouro, as vitamina A e C são importantes para manter a integridade da pele, das unhas e dos cabelos. Então, aproveite essas dicas e fique linda não só no verão, mas no ano inteiro!
 
Fonte:http://www.bemleve.com.br/dieta/verao-saudavel/1188

0 comentários:

Postar um comentário