quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Sol na medida certa


A estação mais quente do ano se aproxima e, com ela, altas temperaturas passam a fazer parte do dia-a-dia das pessoas. Nessa época, a exposição aos raios ultravioletas é mais intensa, o que gera uma preocupação maior aos especialistas da área, em relação aos benefícios e os malefícios causados por essa radiação.

Porém, como falar de verão, sem pensar em piscina, praia, muito calor e sol? Com a chegada da alta estação, as pessoas buscam aquele bronzeado de causar inveja a qualquer um, e muitas vezes se esquecem dos cuidados necessários e saudáveis, para conquistar uma cor bonita e duradoura. Cuidados esses, não só com a pele do corpo, rosto, mas também com os cabelos e a saúde.

Vale ressaltar alguns aspectos fundamentais da ação solar, por exemplo, os benefícios do sol como fonte de luz, calor, além da indicação em determinados tratamentos de pele. Entretanto, o excesso pode provocar queimaduras, desidratação, envelhecimento precoce, flacidez, os temidos melasmas, ou seja, aquelas manchas acastanhadas que surgem no rosto das mulheres, principalmente quando estão usando pílulas anticoncepcionais ou grávidas, e até mesmo o desenvolvimento de um câncer de pele. O sol que tomamos durante a vida inteira possui efeito cumulativo na pele, ou seja, o dano causado ao DNA celular pela exposição solar, ao longo dos anos, vai determinar mais tarde o aparecimento de um câncer de pele entre outras doenças desenvolvidas pelo abuso da radiação. Portanto, como cuidar da pele adequadamente e desfrutar dos prazeres oferecidos pelos dias de verão?

Estudos relevam que existe uma quantidade necessária de protetor solar que homens e mulheres devem aplicar no corpo e face, quando expostos a luz solar, principalmente nessa época do ano. Segundo a Food and Drug Administration (FDA), para conquistar uma boa proteção, deve-se usar dois miligramas de protetor solar para cada dois centímetros de pele, e reaplicá-lo a cada duas horas, ou seja, um adulto de estatura média e peso de 70 kg, por exemplo, deve usar de 30 a 40mg. Já uma mulher, de estatura média, 30mg de protetor solar, é suficiente; em outras palavras, essa quantidade na forma caseira corresponde a duas colheres de sopa.

Por precaução, é recomendável uma quantidade de protetor solar um pouco maior, para prevenir e manter a proteção da pele. Para o uso corporal, é necessária cerca de três colheres de sopa, contanto que a aplicação seja em um período de 30 minutos antes da exposição ao sol, pois esse é o tempo médio que o filtro solar necessita para agir na pele. Já no rosto, é indicada uma colher de café, e para proteger os cabelos, usar hidratantes, se possível com protetor solar, além de chapéus que ajudam a bloquear a exposição dos fios.

Nos locais de maior exposição, como praias, piscinas, fazendas e clubes, estamos sujeitos à radiação solar mais intensa. Por isso, as pessoas devem sempre lembrar que o filtro ou bloqueador solar, protege a pele do corpo e rosto, dos raios UVA e UVB, mas não bloqueia totalmente como uma parede. Por isso, não se esqueça, mesmo em dias nublados devemos usar protetor solar, pois os raios ultravioletas atravessam as nuvens e, com temperaturas mais amenas, ficamos mais tempo expostos sem perceber.

Protetor solar:
A função do protetor solar é absorver os raios ultravioletas e nos proteger dos efeitos nocivos que essa radiação causa na nossa pele. Ele é indicado de acordo com cada tipo de pele; géis para peles oleosas, cremes e loções para peles secas. Os homens, geralmente, possuem a pele mais oleosa, então damos preferência aos protetores solar em gel e spray.

Uma dica importante na hora de escolher o protetor solar ideal, é sempre observar o número PPD do produto, que é o método utilizado para medir o UVA na pele, que deve ser, no mínimo, 1/3 do fator de proteção, ou seja, se um bloqueador solar tem 30 FPS, ele deve ter 10 PPD para garantir a proteção contra os raios UVA.

Como aplicar o filtro solar:
O filtro solar deve ser aplicado pelo menos, 30 minutos, antes de se expor ao sol; e reaplicá-lo a cada duas horas, principalmente quando a exposição for intensa, como acontece nas praias, por exemplo. Pois, se não forem aplicados corretamente, não irão proteger sua pele adequadamente.

Dicas e cuidados para o verão:
Para conquistar um bronzeado bonito, uniforme e duradouro no verão, são necessários alguns cuidados essenciais para não prejudicar a pele e até mesmo a saúde.

O fundamental é usar um bloqueador solar de alta proteção no primeiro dia, reaplicá-lo a cada duas horas, e conforme for obtendo o bronzeamento, progressivamente vai diminuindo para um fator mais baixo. Porém, lembre-se de nunca deixar de usar o protetor solar. O uso de bonés, principalmente com tecidos especiais, que protegem o couro cabeludo contra os raios ultravioletas, são essenciais, bem como óculos escuros, de boa qualidade, para não agredir a visão e protegê-la dos raios UVA e UVB. Pois a falta ou o mau uso pode causar graves problemas na visão, como por exemplo, a catarata. E não se esquecer de usar protetor solar para os lábios, pois são áreas mais expostas e requerem mais cuidados.

Portanto, aproveite o verão com a responsabilidade e use constantemente o protetor solar durante os 365 dias do ano, desta forma você conquistará uma pele bonita e saudável em todas as estações.

Dra. Mônica F. Carvalho-Nakatsubo é médica formada pela Escola Paulista de Medicina UNIFESP. Especialização em dermatologia pela UNIFESP. Especialização em dermatologia infantil e Dermatoscopia (estudo detalhado das "pintas - nevos) do corpo pela UNIFESP.

Para saber mais, acesse: www.clinicamonicacarvalho.com.br

0 comentários:

Postar um comentário