terça-feira, 23 de novembro de 2010

Cuide da sua alimentação para ter um verão saudável

Para quem ainda não mudou os hábitos de alimentação para perder os quilinhos a mais e ficar bem no verão, a primavera é uma época excelente para começar uma dieta saudável e nutritiva. Há, inclusive, aumento na procura por ajuda nutricional para alcançar a boa forma neste período.

De acordo com a nutricionista Renata Cristina Gonçalves, parceira do Ganep Nutrição Humana para o desenvolvimento de projetos especiais, o aumento da atividade física nesta época é um dos agentes que propiciam o aceleramento do metabolismo.

“As pessoas fazem restrições dietéticas no inverno com o intuito de perda de peso, o que deixa seu metabolismo mais lento. Quando chega a primavera, é preciso ficar atento, por que a tendência é se libertar das limitações alimentares”, explica Renata.

Como na estação das flores os dias são mais quentes e frescos, opte por uma dieta com muitas frutas, legumes e folhas, além de cereais integrais e líquidos para manter uma boa hidratação. Os alimentos típicos desta época do ano são os mais coloridos, como vermelho, laranja, roxo e verde, sendo os grandes hits a abóbora, a berinjela, a beterraba, a cenoura e o morango.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, ao menos 60% das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas ou adiadas se houvesse um consumo mínimo diário de cinco porções - ou 400 gramas – de legumes, folhas e frutas.

Uma alimentação leve é mais indicada para esse período, uma vez que o organismo necessita de menos calorias para manter o corpo com a temperatura equilibrada.

“O ideal mesmo é manter sempre um padrão alimentar. Por isso, a importância de uma reeducação alimentar com o profissional nutricionista”, orienta Renata. Segundo ela, uma boa dieta não precisa restringir tantos alimentos, mas sim a quantidade a ser ingerida e a sua qualidade.

Dicas simples para uma dieta saudável
- Apostar em uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras e fibras
- Evitar os alimentos gordurosos
- Ingerir cerca de dois litros de líquidos ao dia, que podem aumentar de acordo com a atividade física
- Comer frutas com casca e semente para aumentar a ingestão de fibras
- Aliar reeducação alimentar e exercícios físicos

0 comentários:

Postar um comentário