terça-feira, 31 de agosto de 2010

O importante é a regularidade

Um dos principais pilares de uma vida saudável é a prática de exercícios. Mas de nada serve passar meses sem fazer exercícios e depois ir à academia e passar um dia inteiro lá. O importante é criar uma rotina para que o corpo seja constantemente estimulado pela atividade física. Ao mesmo tempo, atividade física em excesso pode ser tão prejudicial quanto a ausência da mesma. É melhor praticar exercícios mais dias na semana, mas em quantidades menores, do que pegar pesado em um único dia. Só através da estimulação o corpo mantém o nível conquistado com a atividade física praticada.

Essa prática regular, no entanto, exige força de vontade. Não há fórmula mágica. Você pode escolher o exercício que mais se adapta ao seu interesse e à sua necessidade. Antigamente, acreditava-se que os exercícios deveriam necessariamente “fazer suar”. Hoje em dia sabe-se que caminhar por 40 minutos três vezes por semana já é um hábito saudável. Ou seja, praticar atividade física não é coisa só para atletas profissionais.



Os benefícios da prática de atividade física



Praticar exercícios físicos regularmente é uma prática que, além de saudável, traz diversos benefícios:



•Melhora o funcionamento e a resistência cardiovascular, já que um coração mais forte precisa trabalhar com menor intensidade para desempenhar sua função, o que previne infartos e derrames, entre outras patologias associadas ao coração.

•O exercício físico melhora a circulação sangüínea, o que previne patologias como tromboses, varizes e acúmulo de substâncias na parede dos vasos.

•Aumenta o colesterol “bom”, o HDL, que ajuda a reduzir o colesterol total, desobstruir vasos e prevenir novos “entupimentos”.

•Diminui a pressão arterial.

•Melhora a função respiratória e, por isso, a disposição para as atividades diárias.

•Ajuda a aliviar o estresse.

•Proporciona maior força e flexibilidade dos músculos, ao mesmo tempo em que queima gordura.

Fonte: Tópicos extraídos do site da Escola de Medicina da Universidade de Michigan.



É claro que todos os benefícios citados dependem do exercício físico realizado, da sua duração e intensidade, assim como variam em adequação de pessoa para pessoa. Assim, o melhor profissional para acompanhar a sua rotina de exercícios é o professor de Educação Física ou personal trainer. Também é importante realizar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer prática de esporte.



De forma geral, é possível afirmar que a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral das pessoas, além de diminuir as chances de riscos à saúde. Entender a Pirâmide de Atividades Físicas pode ser uma boa maneira de visualizar a importância da prática de exercícios.

Fonte: http://www.activiadanone.com.br/artigos-de-qualidade-de-vida/o-importante-e-a-regularidade/

0 comentários:

Postar um comentário